Enviado norte-coreano, considerado braço direito de Kim Jong-un, chega aos EUA

0
9
Kim Yong Chol, considerado o braço direito de Kim Jong-un, embarca para Washington em aeroporto de Pequim, na China — Foto: Kyodo News via AP

Kim Yong Chol vai se reunir com o secretário americano de Estado, Mike Pompeo, e possivelmente com o presidente Donald Trump.

Um responsável norte-coreano de alto escalão chegou na noite desta quinta-feira a Washington, após uma escala em Pequim, para se reunir com o secretário americano de Estado, Mike Pompeo, e possivelmente com o presidente Donald Trump.

Kim Yong Chol é o braço direito do líder norte-coreano, Kim Jong-un, e interlocutor privilegiado de Pompeo nas negociações sobre a desnuclearização da península coreana.

Segundo um funcionário que pediu para não ser identificado, Kim Yong Chol se reunirá com Pompeo na sexta-feira, durante um almoço, antes de ser recebido por Trump na Casa Branca.

A agência sul-coreana Yonhap informou que Kim Yong Chol traz uma carta do líder norte-coreano para Trump.

A visita ocorre em meio a especulações sobre uma segunda cúpula, provavelmente na Tailândia ou Vietnã, entre Trump e Kim, apesar da falta de progressos nas negociações sobre a ‘desnuclearização’.

O presidente dos EUA, Donald Trump, gesticula ao falar com jornalistas ao lado do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, no Capella Hotel, na ilha de Sentosa, em Singapura, na terça-feira (12) — Foto: Anthony Wallace/Pool via Reuters

Na primeira cúpula, em junho passado, em Singapura, Kim e Trump firmaram uma declaração sobre a “desnuclearização da península coreana”, mas desde então não ocorreram progressos nesta área.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/01/18/enviado-norte-coreano-considerado-braco-direito-de-kim-jong-un-chega-aos-eua.ghtml

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui