Exposição fotográfica celebra 82 anos da GC de Capivari

0
17
Exposição fotográfica celebra 82 anos da GC de Capivari
Canil da Guarda Civil de Capivari

Aberturada mostra acontece dia 4 de fevereiro, na Câmara de Vereadores; visitação é gratuita

A Guarda Civil de Capivari completa 82 anos em 2019 e as atividades celebrativas à data começam no dia 4 de fevereiro, quando acontece a abertura da exposição fotográfica “Guarda Civil Municipal de Capivari: mais de 80 anos de trabalho”, às 18h30, na Câmara de Vereadores. A mostra integra o projeto “Câmara: Arte e Cultura”, instituído em 2017 na Casa de Leis, e tem apoio da Microsal. Indústria e Comércio.

A entrada no evento é gratuita. O período de visitação é até 22 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para grupos acima de dez pessoas é necessário agendamento, com possibilidade de a visita ocorrer com monitoria.

Cerca de 150 fotos, acompanhadas de legendas, compõem a mostra sediada na Câmara, de modo a contar a história de mais de oito décadas da Guarda Civil do município. Elas retratam serviços da corporação, que foi criada em 23 de outubro de 1937, bem como projetos realizados. Além disso, estão expostas matérias sobre a GC veiculadas em diversos jornais. A seleção das fotografias foi feita pela Guarda, em parceria com a Prefeitura e a Câmara.

“Esta exposição é um resgate histórico da Guarda Civil de Capivari, que atua constantemente na segurança da sociedade capivariana e também protegendo o patrimônio público. São oito décadas de um trabalho que merece ser reconhecido, principalmente pelo comprometimento de todos os guardas com relação à vida dos munícipes”, comenta o prefeito da cidade, Rodrigo Proença.

O zelo pela vida dos moradores de Capivari, por parte GC, é o que destaca também o secretário de Segurança Pública do município, Gamaliel Lourenço de Souza. “Nós da Guarda priorizamos vidas. É para proteger a vida das pessoas da nossa cidade que trabalhamos 24 horas por dia”, afirma.

Hoje, o efetivo da GC tem 80 guardas-civis, que atuam na ronda e patrulhamento (plantões), no Cecom (Centro de Comunicação), na Romu (Ronda Ostensiva Municipal), na Rom (Ronda Ostensiva Motorizada), com viaturas especializadas, e no Canil, sendo que este último possui oito cães para auxiliar no trabalho de localização de entorpecentes, explosivos, armas e pessoas.

Além disso, a GC de Capivari desenvolve nas escolas da cidade, desde 2013, o Promad (Programa Municipal Antidrogas), no qual são passadas aos estudantes orientações sobre bullying, drogas lícitas e ilícitas e a importância do respeito mútuo. “Não ficamos só na parte técnica, mas na social também, e o Promad é um exemplo concreto disso.

A segurança pública deve ser, primeiro, preventiva. É lógico que, dependendo da ocasião, a repressão, com força moderada, é necessária, mas antes de tudo deve haver diálogo”, diz Gamaliel.

MODERNIZAÇÃO -Atualmente, a GC de Capivari desenvolve estudos para modernização no sistema de monitoramento e informatização dos serviços. “Nossa intenção é colocar em funcionamento ainda neste ano a integração do Cecom com o sistema de monitoramento. Procuramos inovar, trazer tecnologias e modernização sempre. A evolução tem de ser constante. A tecnologia é uma grande aliada na eficácia do trabalho.

A integração do Cecom com o sistema de monitoramento permitirá, por exemplo, identificar de maneira mais rápida suspeitos de furtos ou roubos, porque assim que o operador da imagem observar algo anormal pode, imediatamente, falar, via rádio comunicador, com um agente da GC na rua para que este vá ao local”, explica o secretário.

Gamaliel comentou, também, sobre um projeto de software desenvolvido por alunos do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) criado com o propósito de informatizar todos os serviços da guarda. “Esse projeto visa, entre outros benefícios, reduzir gastos com papel e otimizar tempo. Ele foi apresentado à GC em dezembro do ano passado e está em estudo para implementação”, falou.

Ainda de acordo com Gamaliel, candidatos aprovados em concurso para Guarda Civil realizado em 2014 devem ser chamados neste ano para iniciarem o curso de formação da GC e integrarem a corporação. O telefone da Guarda Civil de Capivari é 153 ou (19) 3491-1311.

SERVIÇO – Exposição fotográfica “Guarda Civil Municipal de Capivari: mais de 80 anos de trabalho”, na Câmara de Vereadores (avenida Tarsila do Amaral, 490, Distrito Industrial II Dr. Jovenil Forti). Abertura: 4 de fevereiro, às 18h30. Visitação: até 22 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Entrada gratuita. Para grupos acima de dez pessoas é necessário agendamento, com possibilidade de a visita ocorrer com monitoria. Informações: (19) 3492-9740.

guardas civis participam de capacitação com Corpo de Bombeiros (2013)
guardas civis participam de capacitação com Corpo de Bombeiros (2013)
Em 2017, guardas-civis passam por novo treinamento
Em 2017, guardas-civis passam por novo treinamento

Fonte: Prefeitura de Capivari

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui