Escola de Hortolândia fará releitura de obras para a Galeria Tarsila do Amaral

0
25
Alunos da EMEF Tarsila do Amaral podem conhecer as obras da artista, que ficam expostas pelos corredores da escola. Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari


Convite foi feito durante visita do secretário de Cultura à unidade escolar, que também expõe as reproduções da artista nos corredores das salas de aula

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Tarsila do Amaral, de Hortolândia, foi convidada pelo secretário de Cultura e Turismo de Capivari, Alexandre Della Piazza, a participar do projeto “Formas de Ver – Presentes para Tarsila 2019″.
Piazza e Gabriela Fiuza, coordenadora da Galeria Tarsila do Amaral, inaugurada em Capivari em fevereiro de 2018, fizeram uma visita à escola, onde foram recebidos pela diretora Aurineide Silva de Gouveia e pela supervisora e representante da Secretaria da Educação de Hortolândia, Simone Vieira da Silva Miranda, e puderam fazer a entrega do convite para que a unidade participe contribuindo com a releitura de uma obra de Tarsila, para o acervo da Galeria que leva o nome da artista em Capivari, sua cidade natal.

Para o secretário, “a ideia é ampliar a galeria de artes, com o trabalho de alunos da rede municipal, estadual e privada de ensino, não só de Capivari, como da região. A Aurineide já havia nos visitado na Galeria e desenvolve um bonito trabalho com os alunos da escola que dirige, que também recebeu o nome desta grande artista brasileira. Ao entrar na escola, já nos deparamos com um retrato de Tarsila e réplicas de suas obras nas paredes do corredor. Será uma satisfação ter um trabalho que represente seus alunos em nosso acervo”, ressalta.

A EMEF Tarsila do Amaral completou 10 anos em 2018, mas teve início no ano de 2000, em outro espaço, na época menor, quando tinha o nome de EMEF Jardim Amanda 2. A pedido da diretora, que sempre foi apaixonada pela história de vida e artística de Tarsila, o nome da pintora e desenhista passou a representar a unidade escolar, que hoje, já possui 710 alunos matriculados.

“Estou encantada com o convite, quero fazer parte do projeto sim. A galeria é maravilhosa, é linda. Acho que o povo que não conhece ainda, deveria conhecer. Poderia se tornar um roteiro cultural da região, porque vale muito a pena”, destaca a diretora.

A coordenadora da Galeria Gabriela Fiuza, a diretora Aurineide Silva de Gouveia, o secretário de Cultura Alexandre Della Piazza e a supervisora da Educação Simone V. da Silva Miranda firmaram parceria com a releitura de uma obra que será produzida pela escola.

A GALERIA
A Galeria Tarsila do Amaral está completando um ano no dia 22 de fevereiro, quando será apresentado o resultado do primeiro ano de trabalho aos participantes desta construção inicial, como também será firmado o convite para uma nova produção com as releituras das obras, que poderão ser desenvolvidas de março a agosto de 2019.

Elas serão apresentadas no dia 3 de setembro, data para comemorar o aniversário da artista, que nasceu no primeiro dia do mesmo mês.

Na Galeria estão cerca de 70 reproduções das obras da pintora e desenhista capivariana Tarsila do Amaral (1886-1973), que já recebeu mais de 3 mil visitantes, de todas as idades, do município e da região, como Rafard, Piracicaba, Elias Fausto, Campinas e Hortolândia.

“É com muita satisfação e orgulho que comemoramos o primeiro aniversário da galeria, que é tão relevante para a cultura, não só da nossa cidade, mas da região. Recebemos visitantes para prestigiar o espaço que contempla as reproduções das grandiosas obras de Tarsila do Amaral e, assim, acabam por conhecer mais sobre a história de vida da artista, já que ela nasceu em Capivari. A Galeria é uma forma de acessibilizar a cultura e manter viva a genialidade de Tarsila”, enfatizou o prefeito, Rodrigo Proença.

SERVIÇO
Galeria Tarsila do Amaral
Funcionamento: terça e quarta-feira, das 12h às 17h e das 18h às 21h; quinta e sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e sábado, das 9h às 12h e das 13h às 18h

Endereço: Av. Cândito Motta, 18, vila Benjamin (Bairro Estação)
Informações: (19) 3491-1322

Entrada gratuita

Para agendamento de visitas em grupos é necessário enviar mensagem para:

[email protected]

Fonte:Prefeitura de Capivari

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui