Parque do Mirante passa por manutenção completa

0
38

Além da poda de árvores, luminárias foram limpas; câmeras de monitoramento também foram desobstruídas

A Prefeitura de Piracicaba finalizou a manutenção das árvores do Parque do Mirante. Esse tipo de trabalho é constante, mas com as chuvas e ventos que atingiram a cidade nos dois primeiros meses, foi necessária uma força-tarefa para deixar o parque em ordem. A poda foi realizada em todo o Parque. A supressão de 25 – secas ou já caídas – foi necessária. O Parque do Mirante é um dos principais cartões-postais de Piracicaba.

A força-tarefa foi coordenada pela Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). O trabalho foi grande e complexo, segundo informações do setor de Arborização da secretaria. Os equipamentos mais pesados não entram no parque, então, o corte e a poda, além da retirada dos resíduos, tiveram de ser feitos manualmente.

Parque do Mirante passa por manutenção completa
Parque do Mirante passa por manutenção completa

A poda da vegetação foi feita, também, com o objetivo de ampliar o alcance das 16 câmeras de segurança que existem no Parque e são monitoradas pela Cemel (Central de Monitoramento Eletrônico), que funcionam 24 horas, sob responsabilidade da Guarda Civil. Ainda com o objetivo de garantir a segurança dos turistas, as luminárias do Parque também foram desobstruídas para otimizar a iluminação.
PATRIMÔNIO – Além de sua beleza natural e da vista privilegiada do salto do rio Piracicaba, o Parque do Mirante abriga o Aquário Municipal Ilda Borges Gonçalves, que recebe em média 8.000 visitantes/mês, e o NEA (Núcleo de Educação Ambiental). Nele também está instalado um painel da artista plástica Clemência Pizzigatti (1935-2005), que mostra a cidade no seu lado esquerdo, com o fundador da cidade, capitão Antonio Corrêa Barbosa, a Casa do Povoador e um Batalhão da Guerra do Paraguai. No centro está caracterizada a Noiva da Colina com o rio Piracicaba, e o lado direito simboliza a cidade moderna, a indústria canavieira, o comércio e a lavoura.

A informações sobre a história do Parque do Mirante estão na publicação Piracicaba, o Rio e a Cidade: Ações de Reaproximação, do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), de autoria do arquiteto e urbanista Marcelo Cachioni, diretor de Patrimônio Histórico do Ipplap.

Parque do Mirante passa por manutenção completa
Parque do Mirante passa por manutenção completa

Ainda no século 19, o Barão de Rezende mandou construir um mirante para o Salto em suas terras, o qual foi remodelado com mais um pavimento, entre 1906 e 1907, por Carlos Zanotta. Entre as décadas de 1910 e 1930 os piracicabanos passaram a frequentar o local para realização de piqueniques e para caminhadas ao longo dos passeios à direita, até ao canal. O Parque do Mirante conhecido como é hoje, foi inaugurado na gestão do prefeito Salgot Castillon, no dia 1° de agosto de 1962.

Painel da artista Clemência Pizzigatti que se encontra no Parque do Mirante
Painel da artista Clemência Pizzigatti que se encontra no Parque do Mirante

Entre as espécies de árvores em sua área estão o marinheiro, jequitibá, figueira, flamboyant, pau d`alho, cedro-rosa, açoita-cavalos, alecrim-de-campinas e a árvore-símbolo de Piracicaba, o tamboril, usada pelo capitão Antônio Corrêa Barbosa para construir barcos.

fonte: Prefeitura de Piracicaba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui