Capivari é premiada em Programa Estadual de Controle da Tuberculose

0
14
Capivari é premiada em Programa Estadual de Controle da Tuberculose Imagem: Divulgação/Prefeitura de Capivari

Prêmio foi conferido ao município pelo exame de mais de 70% dos contatos da doença em 2018

Capivari foi premiada na última segunda-feira (18/3), em São Paulo, durante evento que reuniu as secretarias de saúde de todos os municípios do Estado, pelo exame de mais de 70% dos contatos conforme Plano Estadual de Eliminação da Tuberculose.

O Dia Mundial da Tuberculose é celebrado em 24 de março para reforçar a importância da prevenção e tratamento da doença. A meta é que em 2020, o número de casos de incidência da tuberculose diminua em 20% se comparado aos episódios registrados em 2015. O objetivo é que este número caia em 90% até 2035.

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, a cada ano são registrados cerca de 70 mil novos casos e destes, 4,5 mil pessoas morrem em decorrência da doença.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, que afeta os pulmões e pode acometer outros órgãos.

A Secretaria da Saúde de Capivari tem trabalhado com ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Em 2018, foram realizadas Campanhas de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios, com o intuito de prevenir e diagnosticar precocemente a tuberculose. Em 2016, foram detectados 24 casos da doença no município, e nos anos seguintes os números diminuíram: foram 13 casos em 2017 e no ano passado, 15. Até o mês de março deste ano, já são 4 casos confirmados.

“A orientação é para que as pessoas que apresentam tosse há mais de duas semanas procurem o Posto de Saúde mais próximo para serem instruídas para o exame de escarro, etapa diagnóstica inicial da tuberculose”, explica a secretária de saúde, Alessandra Fumiko Yatabe de Campos.

Alessandra ainda afirma que, sempre que detectado um novo caso, é realizada a busca ativa dos familiares para a realização de exames também.

OUTROS SINAIS
Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como: febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço (fadiga).

Para o prefeito, Rodrigo Proença, esta premiação reflete o resultado do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria de Saúde. “Nossos profissionais da saúde merecem todo reconhecimento pelo esforço e dedicação nas campanhas realizadas em 2018 para conscientizar a população na prevenção e, principalmente, para a procura de atendimento médico e tratamento da doença, que se diagnosticada corretamente, tem cura”, diz o prefeito.

ONDE FAZER O EXAME
Em Capivari, o exame de escarro está disponível gratuitamente na UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Rita (rua Ênio de Godoy, s/nº), Pacs (Programa de Agentes Comunitários de Saúde) São João (rua A, 154), Pacs Porto Alegre (rua Vitoria Gatti, s/nº), Pacs Engenho Velho (rua Ordalia Batista Motta, 230), ESF (Estratégia Saúdeda Família) Castelani (avenida Profº. Newton Pimenta Neves, s/nº), ESF Padovani (avenida José Annicchino, 1681), Posto de Saúde Central (rua Padre Haroldo, 553), Ceamc – Centro de Atendimento à Mulher e à Criança (avenida Chiquinho Quadros, 1000, Centro), Caps (Centro de Atenção Psicossocial) II (rua Sinharinha Frota, 290, Centro), Caps AD (rua Valdir José de Mattos, 30, Nova Capi) e Santa Casa de Capivari (praça Dr. Mario Dias de Aguiar, 1).

TRATAMENTO
O tratamento da tuberculose é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses, sendo as medicações distribuídas gratuitamente pelo Sistema de Saúde.

Fonte: Prefeitura de Capivari

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui