Semana da Água tem abertura com visita de alunos a ETA

0
26
Imagem:Divulgação/Prefeitura de Capivari

Até o dia 22 de março, atividades de educação ambiental serão promovidas com estudantes do 6º ano da escola Municipal Augusto Castanho

A Semana da Água teve início nesta segunda-feira (18/3), com uma programação especial de atividades elaboradas pela Prefeitura de Capivari, por meio da Diretoria de Meio Ambiente e apoio do SAAE (Sistema Autônomo de Água e Esgoto), para a educação ambiental de alunos da rede municipal de ensino. Estudantes do 6º ano da escola Municipal Augusto Castanho visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA I), acompanhados de seus professores. No local, foram recebidos por funcionários do SAAE, que ofereceram uma verdadeira aula prática, na qual os alunos conheceram a mata ciliar no entorno do manancial, e puderam aprender sobre a importância da vegetação para a proteção da água bruta, que é tratada no local.

Logo em seguida, eles conheceram o processo de captação da água e de tratamento, para que a água se torne potável e viável ao consumo.
Durante o processo, são abordadas as etapas de floculação, decantação, filtragem e fluoração. O laboratório também foi explorado pelas crianças, que puderam conferir como é realizada análise de cloro, flúor, ph e turbidez da água em tratamento.

Para a aluna Maria Clara Gatti de Paula, a experiência foi surpreendente. “Eu esperava que a ETA fosse como uma fábrica e não um local com natureza. Eu não imaginava como a água chegava. Descobri também para que serve um hidrômetro em casa, entre outras coisas. Eu gostei da visita”, diz.
Vinícius Nascimento Ramos, estudante, achou muito legal o tratamento da água na Estação. “Fiquei bastante interessado em ver como faz o tratamento, como funciona tudo, durante as etapas todas. Já economizo água em casa durante a minha rotina e aqui pude aprender mais coisas para evitar o desperdício”, explica.

Ao final da visita, os alunos ouviram lições importantes de economia, como a de diminuir o tempo de banho, que consome a média de 12 litros de água por minuto. O SAAE distribuiu garrafinhas de água ao final da atividade como lembrança às crianças.
Para Natália Sampaio, diretora de Meio Ambiente, a importância da Semana da Água está na conscientização das pessoas, principalmente os alunos que participam da programação, sobre o uso deste recurso tão precioso e escasso. “Entender de onde vem e como cuidar da água é um passo fundamental para que este recurso nunca acabe”, diz.

Palestras sobre o aquecimento global reforçarão com as crianças a preocupação de cuidar dos recursos naturais e de preservar o planeta.
“Nossas crianças cuidarão do futuro do planeta, a começar pelas suas casas, onde elas vão semeando os ensinamentos com sua família, transmitindo a todos o que aprendem e vivenciam na escola. Ações como estas são muito relevantes para uma sociedade mais participativa e consciente”, diz o superintendente do SAAE, José Luiz Cabral.

Na sexta-feira (22/3) será realizado um mutirão de limpeza com apoio da Guarda Civil e da Defesa Civil no entorno do córrego Lava Pés e, em seguida, do chiquinho Quadros, com o intuito de destacar a importância de preservação ambiental e descarte correto do lixo.

Para o prefeito, Rodrigo Proença, a educação ambiental é essencial para a qualidade de vida dos habitantes. “Uma cidade saudável é aquela em que todos trabalham na preservação da natureza, seja de árvores, do solo, das nascentes. Sem água não há vida e evitar desperdícios em nossas casas, no trabalho, e passar isso adiante, é pensar em que planeta estamos deixando para as gerações futuras”, explica o prefeito.

A Semana da Água acontece até 22 de março. Confira a programação:

Dias 20 e 21/03 – Palestra na Escola Municipal Augusto Castanho, com Sérgio Serrano, sobre aquecimento global, às 13h30;

Dia 22/03 – Mutirão de limpeza com apoio da Guarda Municipal e da Defesa Civil, no entorno do córrego Lava Pés e em seguida, do Chiquinho Quadros, a partir das 8h.

Fonte: Prefeitura de Capivari

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui