Domingo, 19 Novembro 2017 | Login
Encontro propõe mudanças na Saúde Mental de Capivari

Encontro propõe mudanças na Saúde Mental de Capivari

Médicos e representantes da Rede Pública, Hospital Unimed e do Conselho Regional de Medicina participaram de um encontro com o intuito da realização de uma mudança na Saúde Mental de Capivari, por meio do Matriciamento. A reunião foi realizada na noite de quarta-feira, dia 26, na sede administrativa do hospital Unimed.

A Saúde Mental evoluiu durante os anos e a instalação dos Caps (Centro de Atenção Psicossocial) teve como principal objetivo a extinção dos manicômios. Nestes novos locais, as pessoas tem a possibilidade de passar por tratamento por meio de psicólogos e psiquiatras, mas estão livres para voltarem às suas casas e exercerem o seu papel de cidadão. O intuito é de que eles recebam o tratamento, mas sejam incluídos socialmente.O município de Capivari conta com Ambulatório, Caps II e Caps AD (Álcool e Drogas).

A apresentação da proposta do modelo de Matriciamento foi apresentada pelo Dr. Alberto Yamashiro, que ressaltou a evolução na Saúde Mental da cidade, visto que o Ministério da Saúde, por meio do projeto de Humanização do SUS (Sistema Único de Saúde), propõe o conceito de clínica ampliada e o termo equipe de referência, articulando Atenção Básica e Saúde Mental. Sendo assim, a ideia é que os transtornos de menor complexidade possam ser atendidos pelos especialistas da atenção básica, não havendo necessidade de encaminhamento aos setores de Saúde Mental. Entretanto, haverá uma interligação entre ambos para que o paciente possa ter um acompanhamento médico e psicológico.

O Matriciamento reorganiza o atendimento em Saúde Mental a partir da rede básica, modificando a maneira de trabalhar o sofrimento psíquico na atenção básica, bem como estimulando a integração da rede.

A implantação da estratégia de Matriciamento em Saúde Mental no município de Capivari, surgiu devido a necessidade de fomentar o fortalecimento da rede, bem como de organizar o fluxo de encaminhamentos aos Centros de Atenção Psicossocial, uma vez que os Serviços estavam recebendo muitos casos que não eram de sua especificidade, os quais a Atenção Básica poderiam se tornar responsáveis.

O encontro realizada pela Diretoria Clínica da Secretaria da Saúde contou com a presença do secretário da Saúde de Capivari, Cristian Fernandes, e do vice-presidente do Conselho Regional de Medicina e do presidente da Unimed, Dr. Bereta.




Sobre o autor

Gabriele Souza

Gabriele M. Ruiz Souza 24 anos. Colunista adora gastronomia e lançamentos de beleza, está sempre em busca de assuntos do mundo feminino, beleza, maquiagem, decoração, organização, tecnologia para mulheres.

Apaixonada por Rock n´Roll criou a coluna Rock Delas para falar sobre, notícias, bandas, agenda de shows, moda rocker, tudo isso de modo divertido.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Ad2