Rio Piracicaba tem vazão quase 30% abaixo da média para agosto

Rio Piracicaba tem vazão quase 30% abaixo da média para agosto

Cenário é de pedras aparentes no leito do rio, no trecho da Ponte Pênsil.

Há quase 60 dias sem chuva, nesta terça-feira (8), o Rio Piracicaba registra uma vazão quase 30% abaixo do que seria o normal para a época, segundo dados do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (Daee). Com isso, o cenário no trecho do leito do rio é de pedras aparentes na Ponte Pênsil, um dos atrativos turísticos da cidade.

De acordo com o posto meteorológico da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), a última chuva significativa em Piracicaba foi registrada há 56 dias, em 13 de junho. Apesar disso, choveu pouco, apenas 5,3 milímetros.

Rio Piracicaba registra vazão quase 30% menor que a média histórica (Foto: Reprodução/EPTV)

Com isso, segundo o Daee, a vazão do rio está em 37,83 mil litros por segundo, sendo que o normal para esta época do ano seria em torno de 53,03 mil litros por segundo, somando 28,66% abaixo do esperado.

Em julho, quando somava 45 dias sem chuva, o leito do rio na mesma região já tinha pedras aparentes devido ao volume de 46,1 mil litros de água por segundo, menor que o esperado para o período do ano, quando a expectativa era de 65,97 mil litros de água.

Em junho, o Rio Piracicaba chegou a um volume 46% abaixo da média histórica, com 51,90 mil litros de água. A previsão pela média histórica era de 95,98 mil litros de água por segundo, segundo dados do sistema do PCJ.

FONTE: http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/apos-quase-60-dias-sem-chuvas-rio-piracicaba-tem-vazao-quase-30-abaixo-da-media-para-agosto.ghtml

Sobre o autor

Gabriele Souza

Gabriele M. Ruiz Souza 24 anos. Colunista adora gastronomia e lançamentos de beleza, está sempre em busca de assuntos do mundo feminino, beleza, maquiagem, decoração, organização, tecnologia para mulheres.

Apaixonada por Rock n´Roll criou a coluna Rock Delas para falar sobre, notícias, bandas, agenda de shows, moda rocker, tudo isso de modo divertido.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Ad2